sexta-feira, 18 de abril de 2008

Amigos da onça - II


Enquanto escrevia o
post anterior, ia pensando, aqui para com os meu botões, quão frequentemente utilizamos expressões idiomáticas que permaneceram no léxico ao longo dos tempos, mas cuja origem é quase sempre obscura.

Os
EXEMPLOS são mais do que muitos.

Quanto aos Amigos da Onça... será que a onça não tem amigos?
Lá fui à procura e, ao contrário de muitas outras expressões, cuja origem permanece para mim um completo mistério, lá encontrei uma explicação, por sinal nada daquilo que estava à espera, mas, por sinal, muito lógica e credível. Segundo a nossa amiga Wikipedia, Amigo da Onça é uma expressão de origem brasileira que foi buscar o seu nome a uma famosa (dizem eles...) anedota:

Dois caçadores conversam em seu acampamento:
- O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
- Ora, dava um tiro nela.
- Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
- Bom, então eu matava ela com meu facão.
- E se você estivesse sem o facão?
- Apanhava um pedaço de pau.
- E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
- Subiria na árvore mais próxima!
- E se não tivesse nenhuma árvore?
- Sairia correndo.
- E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
- Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?


Ora pois! Muito bem visto sim senhor!



1 comentário:

À sombra da bananeira disse...

De facto à sombra do chaparro não me parece que tivesse o mesmo significado, porque nem só de sombra vive o Homem e a malta ainda não se alimenta de bolotas... pelo menos por enquanto.

jinhos.