domingo, 17 de fevereiro de 2008

Clássico instantâneo


Haverá sangue

Título original: There Will Be Blood
De: Paul Thomas Anderson
Com: Daniel Day-Lewis, Martin Stringer, Kevin J. O'Connor
Género: Drama
EUA, 2007, Cores, 158 min










"I have a competition in me. I want no one else to succeed. I hate most people. (...) There are times when I look at people and I see nothing worth liking. I want to earn enough money that I can get away from everyone."


Um assombro de filme, que me deixa com a sensação que quaisquer palavras, considerações ou adjectivos que aqui pudesse deixar, soariam inevitavelmente banais, perante a grandeza e a ousadia de uma obra que, imediatamente, reconhecemos destinada a ser um clássico da sétima arte.

À falta de tempo e de capacidade de articular algo coerente e digno do objecto em análise, remeto para algumas apreciações críticas apresentadas no espaço Cinema2000.

Nomeado para
8 óscares, já arrecadou, até ao momento, mais de 30 prémios, atribuídos principalmente por associações de críticos. Não será, contudo, de estranhar se a Academia de Hollywood acabar por marginalizar esta obra, uma vez que a singularidade da sua estética aliada ao questionamento de alguns dos principais valores em que tem assentado a evolução da sociedade americana, podem afigurar-se algo excessivos para algumas mentalidades mais conservadoras.

No que me toca é, para já, o filme do ano e, muito possivelmente, será um dos filmes da década.

10/10.




1 comentário:

So.Broken disse...

Eu penso que este filme será um marco na história do cinema. E se não for já agora, o tempo tratará disso.
Para mim é superior aos seus "rivais" mais directos na luta pelos óscares, embora me pareça que a maior parte do bolo será dividida entre "No Country For Old Man" e "Michael Clayton".
A maior possibilidade para "There Will Be Blood" parece-me ser, ainda assim, a consagração de Daniel Day-Lewis, mas uma obra deste calibre merece muito mais.

"No Country For Old Man" é um filme magnífico, mas não tão surpreendente nem tão inovador. É, contudo, o meu segundo preferido deste ano. Tem estado a ganhar quase tudo e é provável que seja o grande vencedor da noite de Domingo para as categorias principais.