sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Juno

Título original: Juno
De: Jason Reitman
Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmons
Género: Comédia
CAN/EUA/HUN, 2007, Cores, 92 min.










"I am a sacred vessel; all you got in your stomach is Taco Bell."


Quem vai à espera de mais uma comédia teen, com os costumeiros moralismos, anti-moralismos e outros lugares comuns, desengane-se. Juno é de facto uma comédia hilarante que, a espaços, consegue ser comovente, mas sem nunca reslavar para o óbvio, para o riso fácil ou para a lamechice. Um argumento brilhante e desempenhos notáveis, não só da nomeada Ellen Page, mas de todo o restante elenco secundário. A banda sonora inspirada, apelativa, de uma singularidade entre o naif e o extravagante, em perfeita consonância com o universo disfuncionalmente funcional (é isso mesmo) retratado no filme.
Juno terá certamente um lugar entre as melhores comédias de sempre do cinema e Juno MacGuff pode vir a tornar-se uma personagem iconográfica alvo de inevitáveis cópias futuras.
Ellen Page tornou-se a minha preferida para ganhar o óscar de melhor atriz principal e acredito que a tal stripper de nome Diablo Cody
conseguirá, com esta sua primeira incursão, arrebatar o prémio de melhor argumento original.
O filme: refrescante, inteligente, coerente no seu universo, um prazer sem limites.

8/10.

1 comentário:

Alice disse...

Estava ansiosa pela estreia deste filme e não me decepcionou nadinha. Tem diálogos que são de antologia e interpretações muito conseguidas.
Absolutamente a não perder.