quarta-feira, 25 de junho de 2008

A "Ilusão Musical"

A propósito da música que está em audição (Falling, da OST de Twin Peaks), o red dust, num comentário a um post anterior, levantou uma questão me deixou a pensar: a impossibilidade de dissociar a música (e provavelmente toda a banda sonora) da série (até aqui óbvio) e como seria "interessante verificar as reacções de quem ouve o disco (e também esta canção) fora do contexto das filmagens de David Lynch". Não sei exactamente o que o red dust quis dizer com esta última parte, ou seja, se neste último caso a impressão deixada pela música é semelhante ou, pelo contrário, nada tem a ver.

Fiquei a pensar sobre o assunto e parece-me que, mesmo quem não conheça a série (coisa que nunca me ocorreu, a sério!), poderá reagir de forma similar ao estímulo musical. Não, evidentemente em termos de apreensão da história que é contada, mas do efeito que é suposto ela provocar no espectador. A sonoridade musical, criada pela composição e efeitos sonoros, podem ter a capacidade de nos fazer experimentar sensações que nunca tivemos no mundo real. Dizem os entendidos que determinados "efeitos especiais" enganam o nosso cérebro simulando circuitos neurais especializados em discriminar características importantes do nosso ambiente auditivo. Essa possibilidade é explorada para a criação das chamadas "hiper-realidades" que manipulam a nossa percepção de espaço e de tempo, de forma idêntica aos truques visuais cinematográficos. E é aí que entra o génio de Badalamenti... e de todos os grandes compositores, ajudados, claro, pelos chamados engenheiros de som.

Neste caso específico, a sonoridade tem a capacidade de criar uma atmosfera misteriosa e etérea que esbate, até à quase invisibilidade, a fronteira que separa o real do imaginário, o concreto do místico. E se no espectador da série a música nos remete para imagens e situações concretas, para o não conhecedor da série a mesma música poderá conduzir a uma representação pessoal que não se afasta muito da realidade original.

O fenómeno da "ilusão musical" tem sido objecto de estudos científicos existindo artigos que o explicam de forma acessível aos leigos. Por exemplo, este interessante: Music special: The illusion of music.

1 comentário:

Alice disse...

As coisas que tu vais descobrir :S
Agora não vou poder ouvir música sem sentir que estou a ser... "manipulada"? :P