segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ligações perigosas


Boarding Gate - Porta de Embarque
Título original: Boarding Gate
De: Olivier Assayas
Com: Asia Argento, Michael Madsen, Carl Ng, Kelly Lin
Género: Thriller
FRA/LUX, 2007, Cores, 106 min.





4/10



Sandra (Asia Argento) é uma jovem italiana a viver em Londres, com um passado de prostituição e um relacionamento amoroso frustrado e moribundo com um empresário que alguns inimigos pretendem eliminar. O desejo de Sandra é romper com o passado e iniciar uma nova vida, o que passa pela compra de uma discoteca em Pequim, com o seu novo amante Lester Wang. No entanto, cai numa armadilha, e é obrigada a partir para Hong-Kong onde se descobre envolvida num complexo e perigoso jogo de manipulação que lhe frustra os planos, os sentimentos e lhe coloca a vida em risco.

O desequilíbrio do filme é evidente. Uma primeira metade sem um fio condutor, num nítido "engonhanço" sem qualquer propósito visível, um longo bocejo... cerca de uma hora que podia ser resumida em cinco minutos. Em contraste, uma segunda metade bastante interessante em termos de intriga e de acção, e em que o submundo da cidade de Hong-Kong surge bem retratado no seu cosmopolitismo multicultural e multiétnico. Este aspecto, já vislumbrado na parte da acção decorrida em Londres, acaba por ser um dos detalhes que contribuem para salvar o filme de um fracasso maior. O outro detalhe chama-se Asia Argento que se revela uma actriz prometedora e que, conduzida com arte, pode vir a surpreender num futuro próximo. O seu rosto e as suas feições pouco convencionais têm um impacto difícil de descrever.

1 comentário:

Alice disse...

A personagem principal é italiana, vive em Inglaterra, quer ir para a China, passa por Hong-kong e filme é uma produção franco-luxemburguesa. Para a salada ser completa só lá falta (digo eu, que não vi o filme) a máfia russa e uns terroristas da Al-qaeda...

Fiquei sem perceber se vale a pena gastar o meu rico tempinho a ver o dito o será melhor investi-lo noutros ecrãs.